Image Map

Últimas Resenhas

















22/02/2016

Resenha #2 - Sobre Mocinhos e Bandidos

Título: Sobre mocinhos e Bandidos
Autor: Fabio Diaz Mendes
Editora: Penalux
ISBN: 9788569033073
Ano: 2015
Páginas: 173
Sinopse: São vinte e dois contos com uma unidade narrativa, ou seja, temática única que pontua as diversas situações dos personagens comuns do cotidiano. O que embasa a obra é o bem e o mal, e como é tênue a linha que os separa. Estar em cada um destes gêneros de comportamento, nem sempre se dá por pura e simples questão volitiva, pois os personagens mostram que a sorte, muitas vezes, é determinante. Noutras tantas é apenas uma singular questão de incapacidade em decidir e seguir qualquer um dos caminhos, como se uma força maior empurrasse para qualquer deles, sem nenhuma chance de oposição do protagonista.
Onde comprar: Através da Editora Penalux

 Enquanto eu estava lendo o livro comecei a refletir o quanto o autor teve criatividade para escrever todos esses contos, pois ambos abordam situações do dia-a-dia em que podemos ver o bem e o mal. Mas são retrados de situações muito diferentes! Nos fazem ver o lado da vítima, do bandido e até da figura paterna e materna do bandido.

Lendo esse livro, confesso que chorei de tristeza e raiva perante alguns acontecimentos. Sou uma pessoa muito suspeita sobre isso, já que morro de medo de sair na rua e ser roubada. Pois sei que a qualquer momento isso pode acontecer e não é “raro”. Aposto que você conhece ao menos uma pessoa que já passou por alguma situação parecida!

Com o decorrer do livro, há contos que retratam de assuntos polêmicos como o racismo, preconceito, escolhas e muito mais. Também há pessoas que abusam da inocência das crianças, assim como no Conto 10.

Logo no primeiro conto tomamos como reflexão de que apenas um erro muda tudo na vida de uma pessoa. Todos adolescentes passam pela tal da “Tentação”, e com isso são manipuladas facilmente. Neste conto ele também aborda assuntos como: Perdas, escolhas e arrependimento.

“Ás vezes, por causa de uma besteira, uma coisa irrisória, cometemos erros com consequências muito mais graves” – pág. 24


Muitos sabem (ou imaginam) o quanto é difícil educar um filho e guia-lo para o bom caminho. No conto 2 podemos ver que os pais fazem de tudo para o filho ser uma pessoa “do bem” e trabalhadora, mas basta as más amizades e seu filho pode ser mau influenciado e assim levado para o caminho oposto.

“DIGA-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS”. Eu sempre tentei convencer meu filho disso, quantas vezes sentei com ele e ensaiei uma reflexão sobre este dito popular.-pág 27

Já no conto 6 podemos notar que a mãe passa a “mão na cabeça” perante as situações erradas e com isso o filho foi ficando cada vez mais mimado e abusando da “boa vontade” dela. Isso a deixou um pouco “louca” e ela não aceitava que seu querido filho poderia fazer qualquer coisa cruel.

Há também pessoas que trabalham na corrupção e roubam de forma discreta com sua gravata e terno impecável enquanto outras roubam para se sustentar. Pessoas que ficam bêbadas e acabam perdendo a noção do controle. Policiais que agem de má fé e descontam em pessoas inocentes... Você consegue encontrar tudo isso neste livro. Garanto que vai adorar!


Agradeço imensamente ao autor pela confiança e pela linda dedicatória. Uma ótima leitura a todos e até a próxima J

Nenhum comentário:

Postar um comentário